DESPIDOS, VESTIDOS E REVESTIDOS
Textos Base: Rm 13:11-14, Ef 4:22; Cl 3:1-10

Não há cristão sem ter sido despido, não há cristão que se declare cristão a te ser vestido assim como também não se pode ser um bom cristão se não for revestido. Deus não reveste quem Ele não veste e Deus não veste quem Ele não despi, para Ele revestir Ele tem que te vestir mas pra Ele te vestir Ele tem que te despir. Quando eu sou despido eu sou despido da velha história e vestido da nova história.
 1- Enquanto Deus despi, Jesus veste e o Espírito Santo reveste.
Em Génesis quando Adão vivia ele tinha uma espécie de uma veste espiritual porque ele estava nu mas ele não via nudez, ele não se sentia nu mas quando pecou, ele sentia vergonha um do outro porque estavam nus e fizeram roupas de folha, quando Deus se aproxima do jardim Adão e Eva se esconderam atrás da árvore e Deus perguntou Adão onde estas? Adão respondeu “eu ouvi tua voz e me escondi porque eu estou nu”. Óh, você vestiu folha e estás nu?
 Porque nenhuma veste humana veste, Deus vê Adão por trás das folhas lhe despiu. Jesus lhe vestiu com pele (cordeiro-Jesus) e ninguém está vestido diante de Deus se não por meio de Jesus portanto, Deus despi e Jesus veste, quando a serpente foi expulsa do jardim a bíblia diz que saiu sem os seus membros mas Adão e a Eva saíram vestidos de pele (cordeiro-Jesus) a espera do tempo para o Cordeiro-Jesus lhes fazer voltar para o jardim de Deus e para a presença do pai.
2- Nós fomos despido em misericórdia, vestido em graça mas revestido em poder.

  • Misericórdia é tirar de você alguma coisa que você merecia.
  • Graça é colocar em você alguma coisa que você não merecia.
  • Poder é colocar alguma coisa que você precisa para você merecer.

A misericórdia de Deus tirou de nós o que merecíamos (morte, doença culpa).
A graça colocou coisa que você não merecia (o amor de Deus, a fidelidade de Deus, o conhecimento de Deus, a iluminação e a justificação de Deus) agora revestido de quê? De poder. Esperar em Jerusalém até ser revestido em poder, o poder faz com que você faça alguma coisa que você merecia, por causa do poder a igreja se reúne porque o poder está trazendo algumas coisas que antes não tínhamos.
3- Fomos despidos na cruz, vestidos na sepultura e revestidos no cenáculo. Se você quer ser despido vai na cruz, queres ser vestido vai na sepultura mas se queres ser revestido entra no Cenáculo, entenda; quando você vai pra cruz você dá conta que a cruz despi, porque quando você olha pra cruz você vê Jesus a morrer no teu lugar e Jesus está morrer sem vestes porque foi despido, não Ele você, ele não tinha as vestes, Ele não tinha a capa porque Ele foi despido. Diante da cruz é que somos despidos das nossas doenças, pecado, culpa e maldição porque Cristo nela se fez pecado e se fez maldição por ti e por mim só que quando você fica despido na cruz você tem que ir na sepultura para seres vestido, porque na cruz você encontra Jesus sem roupa e na sepultura você encontra roupa sem Jesus porque a cruz despi mas a sepultura veste. Agora amado vai no cenáculo "e estavam todos reunidos no mesmo lugar e de repente veio do céu um som, como de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados e apareceram umas línguas como de fogo, distribuídas entre eles, e sobre cada um pousou uma. Todos ficaram cheios do Espírito Santo e começaram a falar em outras línguas, conforme o Espírito lhes concedia que falassem" At 2:1-4; o cenáculo reveste.
 4- Somos despidos pela justificação, vestidos em santificação mas revestidos para glorificação. A justificação tratou com a nossa interioridade e a santificação trata com a nossa exterioridade enquanto, a justificação tirou o pecado de dentro a santificação tira o pecado de fora ; ainda temos pecado a nos rodear por isso temos que nos santificar porque na justificação Cristo venceu o pecado mas na santificação nós temos que vencer as influências do pecado que ainda está no nosso meio quanto a glorificação, é na glorificação que não vamos ter nem pecado dentro, nem pecado fora, nem pecado dentro, nem pecado perto, é na glória onde não haverá a existência do pecado, quem é justo já não tem pecado dentro quem é santo nem tem pecado perto e quem for glorificado nem vai ter nem pecado distante... glória a Deus por isso.
 5- A primeira veste é passageira, a segunda veste é permanente mas a terceira veste é indispensável. O pecado, a dor, a doença são passageiros, mas a cura, o perdão, a graça, o amor são permanentes. Jesus é permanente para sempre por isso a morte tentou lhe matar a morte tentou mas a morte morreu e Jesus permanece vivo porque Ele é permanente e Ele consegue fazer com que àqueles que nEle confia permanece, a terceira veste é o Espírito Santo e cristão sem o Espirito Santo não está bem, está desenrascar de ser cristão, só sabemos todas as coisas de Jesus por meio do Espírito Santo, todos os homens de Deus só foram fortes quando tinham o Espirito Santo se tornaram fraco quando perderam pergunta pelo Sansão. As vestes que despimos fica no passado, as vestes que vestimos permanece no presente as vestes que nos revestimos nos leva para o futuro isso é uma nova história porque eu despi, vesti e vou ao cenáculo para me revesti porque estou a ir pra um futuro onde ninguém vai me impedir de eu chegar.
6- Vestes de escravo, vestes de festa e vestes de guerra... as vestes de escravo é a veste da qual me despi, vestes de festa é a veste que eu vesti mas as vestes de guerra é as vestes do qual eu me revesti porque é que eu me dispo? Porque eu era escravo; porque é que eu me visto? Porque agora só livre e tenho festa e porque é que me revisto? Porque ainda tenho guerra. No antigo testamento quando alguém casava com uma escrava, diz a bíblia que ele ao Trazer a mulher ela tinha que mudar a roupa de escravidão e ficar dentro de casa durante alguns dias lamentar com choro pelo pai que morreu na guerra depois colocar novas vestes só assim é que iria se deitar com o homem, ainda no antigo testamento, os sacerdotes não podiam entrar com as mesmas vestes dentro do serviço sacerdotal eles tinham que entrar com roupas santas e eles não poderiam levar para fora as roupas santas, eles mudavam e colocavam as roupas normais e saiam porque ser cristão passa pelo verbo despir, Deus vai te despir das vestes desnecessárias para te dar vestes necessária por isso não tenha vergonha de ficar nu quando Deus tiver a te despir porque vai te vestir com vestes de festa; a vida de José era despi vesti, vesti despi; roupa que o pai lhe deu os irmãos dele lhe despiram e ganhou roupa de escravo; foi vendido, lhe compraram num senhor lhe tirou roupa de escravo e lhe deu de administrador mas a mulher do senhor lhe despiu e lhe deram roupa de preso, foi na prisão faraó lhe chamou lhe tirou a roupa de preso lhe deu roupa de rei porque a nossa vida é despi vesti, vesti despi até que um dia seremos vestidos e revestido com algo que ninguém vai tirar; o processo depois de ser despido é ser vestido; Deus te tira roupa de escravo e te dá a roupa de festa mas ele coloca a roupa de guerra por cima da roupa de festa de tal maneira a tua vida é de festa e de guerra você não deixa de ter festa por causa da guerra e nem deixa de ter guerra por causa da festa por isso se estas a viver com guerra não anula tua festa, se estas a viver perseguição não anula tua fé, se estas viver doença não cale o teu louvor mesmo a sangrar louve ao Senhor porque as vestes de guerra está em cima das veste de festa então quer dizer que estamos mais próximo da festa do que da guerra; as vestes de guerra está encima das vestes de festa porque a veste de guerra pode receber guerra mas a de festa não pode receber guerra. . "por isso revesti-vos de toda armadura de Deus para ficardes firme"; para manteres firme na guerra revista-se de toda armadura de Deus e hoje a armadura de Deus é o revestimento do Espirito Santo e se Deus te revestir ninguém vai te derrubar. Disse Paulo, revesti-vos de toda armadura (e não algumas)
1º capacete da salvação - que quer dizer consciência, a salvação tem que moldar a tua mente;
 2º a couraça da justiça - Paulo colocou a justiça no peito, qual é a coisa que guarda melhor? É o coração, estão me levantar mal testemunho? Eu tenho justiça no coração, Ele guarda o meu peito; 3º o cinto da verdade - a verdade suporta, se levanta a mentira nós permanecemos na verdade, Jesus é o caminho, a VERDADE, Ele é a vida Paulo diz "calçado do evangelho” porquê é que ele não colocou o evangelho na boca? Porque evangelho não se fala se vive o evangelho anda, o evangelho exemplifica; 4º escudo da fé - a fé é muito poderosa, a fé é a proteção que protege as proteções se alguém quer picar na salvação eu travo com a fé quer bater na justiça eu travo com a fé mas o dia que eu deixar cair a fé eu fico como? O capacete guarda, a couraça te protege.
 Texto: Kiteque